A Cidade mais antiga da Chapada Diamantina é situada a 620 km de Salvador.
Trilhas ecológicas e casario colonial são atrativos do município baiano.
Rio de Contas é um dos destinos turísticos da Bahia que atrai visitantes não só por conta das belezas naturais e pelas trilhas ecológicas, mas também pela memória preservada pelo casario colonial mais bem conservado da região.
Paço Municipal -Uma das mas temidas prisões do alto sertão baiano. Ostenta o brasão do Império e hoje funciona a Secretaria de Turismo Municipal , com sala de exposição de artistas da terra.
Casa de Fundição
Igerja de N. Senhora Santana – Inacabada e solene catedral de pedra.
Igreja Santíssimo Sacramento – Templo da devoção da realeza, uma joia do alto sertão.
Teatro São Carlos – É um dos mais antigos do Brasil e o mais antigo do interior baiano. Inaugurado em 1892.
Prefeitura Municipal
Arquivo Publico
Casa Barão de Macaubas
Exposição Exótica de Zofir Brasil
Barragem do Rio Brumado – Construída na década de 70 , do alto observa-se a cidade e o vagão das águas do Rio Brumado e o gerais de Rio de Contas.
Povoado de Barra e Banana -Barra e Bananal são povoados constituídos por uma população afro-descendente. Bananal foi fundado por negros escravos por volta do século XVII. Segundo Leonardo Sakamoto, a história dos dois vilarejos está ligada ao naufrágio de um navio negreiro vindo da África.
Os sobreviventes procuraram um lugar seguro para sobreviver e, seguindo o curso do Rio de Contas, escolheram as cabeceiras do rio Brumado, ficando lá, praticando a agricultura de subsistência e cultivando suas tradições. Bandeirantes, chefiados por Antônio Raposo Tavares, teriam escravizado os quilombolas que foram
Povoado de Mato Grosso – Nos arredores estão os três picos mais altos do Nordeste, Pico belas cachoeiras e trilhas.